Cuidados com as chuvas para quem mora em apartamento

 

Os primeiros meses de 2022 tem sido mais chuvosos que o normal em todo o Brasil, e mesmo quem mora em apartamento não está 100% seguro das fortes tempestades.

Para garantir que você e sua família passem por esse período de forma tranquila, é preciso tomar alguns cuidados. Veja:

  • 1.       Retire os aparelhos eletrônicos da tomada

Em dias de tempestades fortes, com raios e trovões, a orientação é que sejam retirados da tomada todos os aparelhos eletrônicos e disjuntores. Isso vai evitar descargas elétricas, que podem causar danos aos aparelhos ou, em casos mais graves, ferir algum morador do imóvel.

  • 2.       Mantenha o ambiente arejado

Com o aumento da umidade do ar, é possível o desenvolvimento de mofo no seu apartamento, o que traz diversos perigos à saúde da sua família, como alergias e dores de cabeça.

O ideal é que as janelas do aparta
mento fiquem abertas em momentos em que não houver chuva. O uso de ventiladores também pode ajudar na circulação de ar.

  • 3.       Cuidado com o elevador

Em dias de chuva, há sempre a possibilidade de picos de luz ou a queda de energia. O perigo para quem mora em prédio é o elevador, que pode apresentar problemas no funcionamento após o ocorrido. Por isso, se a chuva estiver forte, o recomendado é que os moradores usem as escadas para se locomoverem dentro do condomínio.

  • 4.       Cuidado com a água parada

Esse cuidado deve ser constante todo o ano, mas é ainda mais importante durante o verão. Após períodos de chuva, cheque varandas e outros pontos da sua casa para evitar poças ou pontos de água acumulada, que podem atrair o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

  • 5.       Fique de olho na manutenção do condomínio

Além dos cuidados no seu próprio apartamento, é importante também prestar atenção nas medidas sendo tomadas em todo o condomínio e, se necessário, falar com o síndico.

A limpeza de ralos, calhas, coberturas e toldos precisa estar em dia, assim como do poço do elevador e a manutenção dos para-raios do prédio. É preciso, também, revisar o sistema gerador de energia e verificar se o sistema elétrico e eletrônico de portões está protegido durante chuvas e tempestades.


Anotou todas as dicas? Conte com a Rede Setor 1 para conquistar um apartamento melhor ou para viver em um condomínio mais completo. 




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.