Rapport: o que é e como utilizá-lo a favor da minha imobiliária

Rapport: como utilizar?



Você já ouviu ou sabe o que significa a palavra rapport? Rapport é um termo originário do inglês e que significa, ao pé da letra, “relacionamento” ou “conexão”. 


Dentro do cenário comercial, foi criado por especialistas em programação neuro-linguística e, nesse contexto, está diretamente ligado à empatia e ao relacionamento com o cliente.

O rapport, assim como a empatia, é essencial para estabelecer uma atmosfera de confiança, segurança e participação, dentro da qual as pessoas podem fazer suas escolhas livremente. Isso é importante para que não confundamos rapport com manipulação do cliente. 


O objetivo aqui é oferecer condições, ou construir certos pilares, que tornem o diálogo mais eficiente, como contato olho no olho, balanço emocional, tom de voz e comunicação verbal e não-verbal.


No setor imobiliário, construir um bom rapport é fundamental para aumentar a chance de sucesso em seus negócios, pois à medida que seus potenciais clientes percebem sua atenção, presteza e real dedicação à concretização de seus objetivos, a relação imobiliária-clientes torna-se muito mais forte. 

Como gerar rapport?


Em primeiro lugar, estabeleça confiança: quanto mais você conhece seu cliente, e quanto mais ele o conhece, mais fácil torna-se o processo. 


Ele poderá confiar que você encontrará a melhor casa para ele ou que procurará a melhor oferta pelo seu imóvel, ao passo que você pode confiar que eles ouvirão suas idéias e conselhos.


Somado a isso, um rapport bem feito aumenta a confiança dos clientes e a sua: É sempre um motivo de satisfação para o corretor imobiliário concretizar um negócio bem feito. 




À medida que você fortalece o relacionamento entre cliente atuais e futuros, suas habilidades são cada vez mais desenvolvidas e melhoradas. Consequentemente, isso impacta positivamente a realização de transações imobiliárias de sucesso.


Cada feedback satisfatório, cada processo imobiliário de sucesso e cada cliente agradecido é uma conquista e, sem dúvida, traz mais inspiração e confiança para o seu trabalho.


Finalmente, é claro que o bom domínio do rapport aumenta suas vendas: quando um cliente fica feliz e satisfeito com seus serviços, pode repassar a informação para outra pessoa, e a propaganda começar a ter efeito, seja por meio de comunicação pessoal ou interação nas redes sociais. 

Vantagens em gerar rapport


Pessoas que já ouviram falar de você te abordarão para obter ajuda em seus empreendimentos imobiliários, ampliando assim sua clientela, aumentando suas vendas e ampliando seus contatos.


Por tudo isso, para se diferenciar cada vez mais da concorrência, ao oferecer um serviço de excelência - pois nem todas as imobiliárias possuem pessoas treinadas nesse campo - o ideal é que todos os funcionários da imobiliária tenham, no mínimo, uma noção sobre rapport e suas técnicas.

Porém, é ESSENCIAL que funcionários que lidam diretamente com clientes e, principalmente os corretores imobiliários, já que são o maior elo entre a imobiliária e o cliente, recebam treinamento mais aprofundado e específico nas técnicas de rapport e empatia.


Todavia, nunca é tarde para começar e existem diversos livros, textos e cursos disponíveis na internet sobre técnicas de rapport, como usá-las e implementá-las, inclusive muitos disponíveis de maneira gratuita. 






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